19 de maio de 2016

Dos paladares:

Eu gosto muito de cozinhar, e o facto de ter morado sozinha cerca de dois anos ( e depois com o M. (o meu maridão) ), aperfeiçoei algumas coisas. Uma delas foi reduzir ao sal. A nossa comida portuguesa leva quantidades exageradas de sal ( e todos sabem que isso nos faz mal à saúde). Assim sendo, aprendi a usar ervas aromáticas para poder fazer essa redução.

Aqui vão algumas das que uso com alguma frequência:




Salsa
A salsa combina com praticamente tudo e está presente na maioria do nossos pratos. Para obterem um maior sabor usem-na no final da preparação do prato.
Esta planta gosta de clima ameno e ensolarado. Tentem que a sua terra esteja sempre húmida (mas sem ficar encharcada). 



Oregãos
Os oregãos são muito versáteis e normalmente são usados secos.
Aqui em casa usamos principalmente nas saladas e carnes.
Esta erva gosta de clima ameno mas gosta de receber luz direta do sol. Tentem que a sua terra esteja sempre húmida (mas sem ficar encharcada). 



Menta
A menta é uma erva com um sabor forte e normalmente é usada para fazer chás. Fica ótima com molho de iogurte, e em limonadas e morangadas.
Esta erva não tolera os raios de sol diretos. Tentem que a sua terra esteja sempre húmida (mas sem ficar encharcada). 



Alecrim
O alecrim fica ótimo em assados, sejam eles de carne ou peixe. Batatas aromatizadas com alecrim e alho ficam deliciosas.
Esta erva gosta de um clima subtropical e com claridade.  Tentem que a sua terra esteja sempre húmida (mas sem ficar encharcada).



Coentros
Os coentros têm um sabor intenso e por isso ficam bem com alimentos picantes. Para quem gosta de ceviche, os coentros são indispensáveis.
Esta erva gosta de ambientes ensolarados ou com parcial sombra.  Tentem que a sua terra esteja sempre húmida (mas sem ficar encharcada).


Cebolinha
A cebolinha é uma planta de fácil cultiva e deve ser usada sempre fresca. Combina com praticamente todos os tipos de pratos e também faz maravilhas no que diz respeito a decoração de alguns pratos.
Esta erva cresce melhor com temperaturas amenas mas sempre com luz direta (nem que seja por algumas horas).  Tentem que a sua terra esteja sempre húmida.





Manjericão
O manjericão conjugado com tomate é perfeição pela certa. É ótimo para fazer molhos (como o pesto), bruchetas e omoletas. Nunca cozinhe o manjericão.
Esta erva gosta de climas quentes e muita claridades. Reguem quanto a sua terra estiver a ficar seca.



Tomilho
O tomilho é uma erva versátil,mas pessoalmente gosto dela em carne e peixe grelhado. Normalmente é usada seca.
Esta erva sobrevive em vários climas desde que receba a luz do sol diretamente. Tentem que a sua terra esteja sempre ligeiramente húmida.








Já tive todas plantadas em vasinhos na minha varanda, algumas vão morrendo, outras vão sobrevivendo e outras ainda sentem-se realmente em casa. Também tenho ervas secas em frascos comprados nos hipermercados (que dão sempre muito jeito).
Se nunca provaram devem fazê-lo porque tenho a certeza de que não se vão arrepender. Algumas não são de gosto fácil mas é como diz a velha máxima: os gostos educam-se.
Vão tornar os vossos pratos mais saudáveis e a vossa saúde e bem-estar agradecem.








Sem comentários:

Enviar um comentário